quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Falar em nome do povo sem autorização para isso















Desde os gregos, e quem sabe talvez antes, que homens (nem todos porque a vida não é perfeita) se reúnem e discutem para tomarem decisões que afectem de alguma forma o grupo. Faziam-no e fazem-no em Assembleias, e este tipo de participação sempre contou com muitos inimigos, principalmente com aqueles que não gostam de ter em conta as opiniões dos outros.

Hoje no concelho da Moita existe um personagem sombrio que fala em nome do povo sem o auscultar. antónio ângelo emite comunicados em nome de duas povoações ou mesmo em nome da população da Moita sem ter legitimidade para isso. Usa estratagemas como inventar personagens que assinam textos na internet e responde em nome do próprio povo nas suas páginas, por vezes a confrontações de índole pessoal Condenável, deplorável!

O Sr. antónio ângelo arroga-se de ter o exclusivo direito de falar em nome do povo. Exclusivo porque alguém que o contrarie cai no mesmo saco para onde ele atira os que dele discordam. É a chamada cidadania das ditaduras. Se estás a favor és bem tratado, se estás contra és colocado à margem.

Se falarmos, e eu faço-vos o convite, com pessoas das populações que ele diz que representa (eu já o fiz), notamos quatro tipos de comportamento:

1- Pessoas envenenadas contra o Presidente da Câmara, não por questões relativas ao PDM mas sim, porque lhes foi dito que a Câmara lhe queria “roubar” os terrenos. Encontram-se nestes casos pessoas mais idosas.
2- Pessoas alheadas da discussão que não querem participar porque gostam da sua vidinha pacata
3- Pessoas que com um grau de esclarecimento maior, afastam-se e nem querem ouvir falar de antónio ângelo e da Várzea, tecendo comentários ao topónimo agora inventado. Algumas vozes disseram-me que nunca se chamou Várzea ao conjunto das duas terras e que as duas povoações estão bem delimitadas e definidas por laços à terra e brio.
4- Pessoas com interesses que gravitam em torno de antónio ângelo. É celebre o caso do proprietário do rego de água, agora tão interventivo, e que um dia chegou à fala com responsáveis, solicitando a urbanização do seu terreno agrícola. Hoje fala em nome do povo relativamente à manutenção dos espaços naturais que queria urbanizar. Interesses imobiliários que o funcionário da REMAX com todo o interesse (profissional) apoia.

Mas não fiquemos por aí.

Lembram-se da conferência? Daquela em que participaram os militantes do bloco, do ps e meia dúzia de notáveis. Essa conferência não contou com o apoio do povo dos Brejos e Barra Cheia. Não participaram porquê? Também não contou com a presença tão anunciada de Helena Roseta e Negrão. Enfim um fiasco bem coberto pela comunicação social.

Mas mais, que é feito da discussão pública sobre o PDM, que seria feita à revelia das regras democráticas. Não se fez por falta de apoios. Foi tão anunciada e não se fez. Ora, em pelo menos duas vezes se anunciou, ao jeito da política trauliteira, duas iniciativas que foram um fiasco e depois nem uma palavra a seu respeito.


O que está em causa não são os delírios de antónio ângelo mas sim o travão ao desenvolvimento imposto pela oposição, que se rege ao sabor da batuta do mediador imobiliário, numa tentativa cerrada de ataque ao poder. Nos textos do PS, PSD e BE podem ler-se coisas absurdas como aquela da transferência de hectares de REN de um lado para o outro, como se isto fosse possível, como se as entidades responsáveis pela suas aprovações fossem um bando e estes senhores fossem as únicas pessoas sérias à face da terra. Outro argumento vomitado por antónio ângelo é o do crescimento urbano. Para este senhor, um pdm que preveja um crescimento urbano de 100 000 habitantes é efectivamente para cumprir (que na verdade é o que defende, assim tinha mais para vender). Não sabe este senhor que este argumento é facilmente desmontável pelo passado e pelo anterior pdm da moita que previa um crescimento populacional que nunca se verificou. Isto não acontece só na Moita mas um pouco por todo o país.

Assim, se conclui que falar em nome do povo para defender interesses próprios, de qualquer ordem, funciona até certo ponto, porque os próprios interesses dos defensores de tais posturas colidem com o interesse colectivo. Não dá para acreditar que este senhor se quer intrometer em tudo, desde as festas até aos apoios a colectividades e depois não reivindique em nome das populações que diz defender elementos essências como transporte e saúde.


Não é de estranhar que no seu caminho para o isolamento este fulano, com o apoio de todos os partidos da oposição (estranha aliança) cometa mais tropelias contra a população do concelho da Moita. Esta campanha que visa denegrir a imagem do concelho está a prejudicar a fixação de empresas, as próprias empresas e a implicar que muitos empregos, muitas acessibilidades e muitas infra-estruturas não estejam já no terreno. Quem ganha com isto?

3 comentários:

Anónimo disse...

O esquizofrénico do especulador, antes das eleições dizia falar em nome do povo daquilo a que ele chama de várzea (várzea não existe) mas a população dessa zona a que ele chama de várzea nunca o apoiou, sentiram-se enganados pelo angelinho, disseram sempre não o apoiar, chamaram-lhe de mentiroso, algumas pessoas desse suposto movimento abandonaram-no quando descobriram quem é o angelinho e acima de tudo, a população que o especulador diz representar votou em grande maioria na CDU. Todos pensámos que o esquizofrénico tinha ganho vergonha na cara e percebido que a população não estava com ele, que a população não ia colaborar com ele para que ele enchesse os seus bolsos, mas não. O especulador vigarista continua a ignorar a população que ele diz defender e continua na sua ganância a tentar levar os seus esquemas para a frente, porque ele não quer saber do povo, nunca quis, ele só quer saber dos seus esquemas sujos para enchar os bolsos. No minimo dos minimos especulador sujo, tem vergonha, assume o que és e acima de tudo deixa de falar em nome dum povo que não te apoia, que não te elegeu, nem sequer te nomeou. ainda não reparaste especulador porco que nenhum de nós, população que dizes defender, vai às tuas reuniões, ou conferências ou lá o que é aquela fantochada, fantochada essa apoiada pela oposição nojenta, que está também por detrás destes esquemas de politica suja, em que tudo serve para atacar a CDU.

Anónimo disse...

Então e o que dizer do trio maravilha, o professor, o psicologo e o outro merdas que não me lembro o que faz, ah sim é o da editora, o trio frustrado, qualquer dia fazem umas bois banda com os cornos com que ficam a toda a hora. Esses porcos que recebem para fazer blogues de ataque à CMM são uns tristes, com ódios pessoais e frustrações porque nunca foram aceites na CMM, então juntam-se à oposição vergonhosa que existe no concelho e ao esquizofrénico de serviço e tentam armar uma coisa com ar sério para tapar as verdadeiras intenções que são vinganças pessoais, poder politico e encher os bolsos.

Unknown disse...

Considero o post muito lúcido e gostaria que o antónio no futuro acrescentasse um pouco mais. Parece-me que o antónio tem mais para contar.

Não sei se não passa de impressão mas parece-me que o nível de visitas deste blogue é impressionante.